Na obra de arte digital, ASCII A History of Moving images, o artista eslovenoVuk Cosic converte excertos de filmes e séries clássicos como Couraçado Potemkine, Blow Up, Psycho, Star Trek e Deep Throat em clips de animação em que cada fotograma é transformado numa imagem constituída por caracteres ASCII em vez de pixéis para dar forma a figuras e sombras, transformando as imagens filmadas em novos fotogramas que faz correr numa sucessão rápida.
O código ASCII (American standard Code for Information Interchange), desenvolvido a partir da linguagem telegráfica e utilizado desde 1963, serve-se de um conjunto de números correspondentes a letras e símbolos, permitindo trocar texto escrito em inglês entre diferentes sistemas de computador. A sua utilização para simular imagens era bastante comum quando os computadores não tinham capacidade gráfica. Vuk Cosic eleva-a a um outro nível ao dar-lhes movimento, recriando cenas icónicas da história do cinema e da televisão. Esta obra é, ainda, um exemplo de apropriação e reinterpretação, uma estratégia artística comum na arte digital, em que as novas tecnologias proporcionam um meio fácil de encontrar e modificar imagens, sons, textos, etc.
Formado em arqueologia, este artista explorou a estética das tecnologias antiquadas, numa abordagem arqueológica dos média, e utilizou os caracteres ASCII em vários outros trabalhos, entre 1996 e 2001, tais com ACSII History of Art for the Blind. (“Tento olhar para o passado e melhorar alguma tecnologia marginalizada ou esquecida”). Vuk Cosic é um dos pioneiros de uma geração de artistas que começou a abordar a internet como um meio próprio, um novo espaço onde se pode intervir artisticamente, fazendo uso das tecnologias emergentes e explorando as suas possibilidades estéticas, culturais e políticas. Devido à ligação com a internet que possibilitou a criação de comunidades sem entraves geográficos, este foi um movimento global, uma resposta à globalização cultural e económica, que esteve relativamente isolado do mundo da arte até 1997, quando foi incluído pela primeira vez na exposição documenta X.
(In the work of digital art, ASCII A History of Moving images, the artist Vuk Cosic converts excerpts from films and classics like Battleship Potemkin, Blow Up, Psycho, Star Trek and Deep Throat in clips of animation where each frame translated consists of ASCII characters instead of pixels to form figures and shadows, making the images filmed in new frames that are run in rapid succession.
The ASCII (American Standard Code for Information Interchange), developed from telegraphic language and used since 1963, serves up a set of numbers for letters and symbols, allowing exchange text written in English between different computer systems. Its use to simulate images was quite common when computers had not graphics. Vuk Cosic elevates it to another level by giving them motion, recreating iconic scenes in film history and television. This work is also an example of appropriation and reinterpretation, an artistic strategy common in digital art, where new technologies provide an easy way to find and modify images, sounds, text, etc..
Degree in archeology, it explored the aesthetics of dated technology in archaeological approach of the media, and used the characters in several other studies, between 1996 and 2001, with such ACSII History of Art for the Blind. ( "I try to look back and improve some technology marginalized or overlooked"). Vuk Cosic is one of the pioneers of a generation of artists who started to address the Internet as a medium itself, a new space where we can intervene artistically, making use of emerging technologies and exploring its aesthetic, cultural and political possibilities. Because of the connection to the internet that led to the creation of communities without geographic barriers, it was a global movement, a response to economic and cultural globalization, which was relatively isolated from the art world until 1997 when it was first included in the explanatory Documenta X.)
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