Dali Atomicus







Esta fotografia de Philippe Halsman é resultado de uma colaboração, no final dos anos 40, entre o fotógrafo e o pintor paradigmático do movimento surrealista, Salvador Dali. O título é uma referência a uma obra de Dali, Leda Atomica (inacabada na altura), que pode ser vista na foto por trás dos gatos. A carreira de Philippe Halsman baseou-se, sobretudo, em retratos de celebridades, como Albert Einstein, Alfred Hitchcock , Picasso e Marilyn Monroe, para revistas como a Vogue e a LIFE.
Para Dali Atomicus, os dois artistas trabalharam juntos no conceito que pretendiam desenvolver, centrando-se na ideia de suspensão, inspirada na ascenção da era atómica, e utilizando, para explorá-la, três gatos, um jacto de água e vários objectos, para além do próprio Dali que foram capturados em pleno ar. O resultado final nada deve a truques de montagem, uma vez que o processo de produção passou, em vez disso, por uma rigorosa preparação em que, com a colaboração da mulher do fotógrafo e de dois assistentes, os gatos são atirados ao ar ao mesmo tempo que o conteúdo de um balde cheio de água é lançado na direcção do enquadramento e o pintor retratado salta. Quanto à cadeira, basta reparar que não é possível vê-la na totalidade para perceber (ahhhhhhh) que alguém a segura por uma das pernas e, por fim, os cavaletes com quadros de Dali encontravam-se presos por fios. A fotografia demorou seis horas a ser tirada, passando por vinte e oito tentativas que Philippe Halsman revelava no momento até atingir o ponto que aqui podemos ver.
Dali Atomicus foi imediatamente publicada na revista LIFE e atingiu uma grande popularidade, tornando-se um dos trabalhos mais conhecidos de Philippe Halsman e faz parte de uma colecção denominada “jumpology” em que o fotógrafo retratava os seus “alvos” em pleno salto, alegando que observando a fotografia de uma pessoa a saltar, tendo em conta que nesse momento é muito difícil fazer qualquer tipo de pose, é possível descodificar traços da sua personalidade.
Em 1954 foi lançado o livro Dali´s Moustache, que reúne exemplos da colaboração entre o pintor e Philippe Halsman como Dali Skull:





(This photograph by Philippe Halsman is the result of a collaboration in the late '40s, between the photographer and the paradigmatic painter of the surrealist movement, Salvador Dali. The title is a reference to a work of Dali, Leda Atomica (unfinished at the time), which can be seen in the photo behind the cats. The career of Philippe Halsman was based mainly on portraits of celebrities such as Albert Einstein, Alfred Hitchcock, Marilyn Monroe and Picasso, for magazines such as Vogue and LIFE.
For Dali Atomicus, the two artists worked together on the concept that sought to develop, focusing on the idea of suspension, inspired by the rise of the atomic age, and using, to exploit it, three cats, a jet of water and various objects, for beyond Dali himself been caught in midair. The end result is not the tricks of assembly, since the production process now, instead of a rigorous preparation in which, in collaboration with the photographer's wife and two assistants, the cats are thrown into the air at the same time that the contents of a bucket full of water is released towards the environment and the painter portrayed jumps. The chair, just notice that you can not see it at all to see (ahhhhhhh) someone holds it by one leg and, finally, easels with paintings of Dali were arrested by wires. The picture took six hours to be taken, going for twenty-eight attempts Philippe Halsman reveals the time to reach the point that here we can see.
Dali Atomicus was immediately published in LIFE magazine and achieved great popularity, becoming one of the best known works by Philippe Halsman and is part of a collection called "jumpology" where the photographer portrayed their "targets" in full jump, claiming noting that the photograph of a person to jump, given that this moment is very difficult to make any kind of pose, you can decode your personality traits.
In 1954 the book Dali's Mustache was released, with examples of collaboration between the painter and as Philippe Halsman Dali Skull: )






Sem comentários:

Enviar um comentário