MARINA ABRAMOVIC E ULAY











Em 1976, Marina Abramovic e Ulay (Uwe Laysiepen), dois artistas reconhecidos pelo seu trabalho na área da performance e da body art, conheceram-se e iniciaram uma colaboração artística. O termo body art tem origem nos anos 60 do século XX para designar uma categoria da arte da performance em que a matéria-prima utilizada é o corpo, geralmente do próprio artista.
 Ao longo desta colaboração, Marina Abramovic e Ulay viveram juntos, designando-se a si próprios como um “corpo com duas cabeças”, e criaram uma série de performances, como Relation in Time, Expanding in Space, Imponderabilia e AAA AAA, que exploram os limites do corpo e a sua relação com o espaço, temas que vinham já a desenvolver nos seus trabalhos individuais.
O fim desta relação pessoal e artística foi assinalado com uma última performance, denominada The Lovers. Em Julho de 1988, cada um deles partiu, a pé, de um dos extremos da grande muralha da china, percorrendo mais de 2000 km em 90 dias, e encontraram-se no meio para se despedirem um do outro.



In 1976, Marina Abramovic and Ulay (Uwe Laysiepen), two artists known for their work in the area of performance and body art, met and began an artistic collaboration. The term body art origins in the 60´s to designate a category of performance art in which the raw material used is the body, usually the body of the artist himself.
  Through this collaboration, Marina Abramovic and Ulay lived together, designating themselves as "a body with two heads," and created a series of performances such as Relation in Time, iExpanding in Space, Imponderabilia ans AAA AAA, which exploit the limits of the body and its relation to space, topics that both were already developing in their individual work.
The ending of this personal and artistic relationship was marked with a last performance, called The Lovers. In July 1988, each of them went on foot from one end of the Great Wall of China, covering more than 2000 km in 90 days, and met in the middle to say goodbye to each other.

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